UNESPAR / F.A.P – Faculdade de Artes do Paraná

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Conforme Edital 020/2015-PSS, a Universidade Estadual do Paraná, Unespar, abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado para contratação de 19 professores temporários, para diversas áreas do conhecimento, nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

As inscrições podem ser realizadas no período de 17 a 29 de abril de 2015, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00.

Consulte o edital completo com todas as informações clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tambor Multiartes está distribuindo gratuitamente o livro  ‘Minha Vila Filmo Eu – Ensinando Cinema na Escola’. A publicação é formada por três manuais independentes que contemplam oficinas de formação nas áreas de Cinema, Animação e Atuação para Cinema direcionadas a crianças adolescentes e jovens. O conteúdo e a forma das atividades foram desenvolvidos ao longo de quase dez anos de trabalho dentro do centro de formação e produção audiovisual Olho Vivo, realizador do Ponto de Cultura ‘Minha vila Filmo Eu’. Ali, muitas crianças e jovens fizeram seus primeiros filmes através de uma abordagem pedagógica interativa e lúdica que obteve reconhecimento nacional. Esta publicação é um manual para o professor, ministrante ou facilitador que venha a utilizar os exercícios descritos nos manuais em suas oficinas, e que certamente imprimirá às propostas a sua própria leitura, adaptando-as aos seus objetivos, suas condições de trabalho, bem como às demandas de alunos e da instituição. Você pode adquirir seu livro de forma gratuita, sendo necessário apenas arcar com as despesas de envio – ou retirá-lo sem custo na sede da Tambor Multiartes.

Basta preencher corretamente os dados no formulário disponível em http://tambormultiartes.com/?p=279 e aguardar o contato da Tambor Multiartes com os dados bancários para depósito do valor das despesas, ou procedimento para retirada gratuita do livro na sede da Produtora.

IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, Porto, Portugal

O IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, que se realizará  nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, se constitui em espaço público de interlocução e circulação internacional do conhecimento no campo da gestão da educação, promovido, em regime de coparticipação, pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) e Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (INTEREDUC). Simultaneamente e com a mesma programação, o Fórum Português e a ANPAE realizarão o VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação.

A ANPAE convida a todos para participarem deste importante evento!

Profª Drª Marcia Angela Aguiar
Presidente da ANPAE

X SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS – SIMCAM 10
Promoção: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais – ABCM
Realização: NICS – Unicamp
Local: Centro de Convenções (CDC) da Unicamp
Data: 26 a 29 de maio de 2014O Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) é um evento anual promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e realizado em parceria com universidades brasileiras. Em 2014, a 10ª edição do SIMCAM será realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, de 26 a 28 de maio.Será um fórum multidisciplinar dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões. Os idiomas oficiais do Simpósio serão o português, o inglês e o espanhol. Constarão da programação conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de projetos de pesquisa, pesquisas em andamento e resultados de pesquisa, grupos de estudos e apresentações artísticas.Helio Ricardo SauthierAssessoria de Comunicação do Campus de Curitiba II

Universidade Estadual do Paraná – Faculdade de Artes do Paraná
41 3250 7317
Concurso público:
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com as inscrições abertas para o primeiro concurso que objetiva a contratação de agentes universitários. Estão em oferta 19 vagas nos níveis superior, médio e operacional para os campi em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de fevereiro exclusivamente pelo site www.unespar.edu.br.Para os cargos de agente universitário nível superior a taxa de inscrição é R$ 100. Para os cargos de nível médio é R$ 80 e o nível operacional R$ 50. Os candidatos que se enquadram entre os requisitos previstos no edital podem requerer a isenção da taxa de inscrição até o dia 5 de fevereiro.Entre as vagas disponibilizadas estão administrador (2), advogado (1), bibliotecário (2), contador (1), economista (1), engenheiro civil (1), secretário executivo (1), técnico administrativo (4), motorista (2) e auxiliar operacional (4).O presidente da Comissão de Permanente de Processo Seletivo, Sydnei Roberto Kempa, observa que para o concurso foram respeitadas as vagas de cada unidade. Os salários variam conforme a função para carga horária semanal de 40 horas: R$ 2.674,04 (nível superior), R$ 1.137,89 (nível médio) e R$ 862,04 (operacional).Os candidatos participam da prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos no dia 30 de março, às 9 horas, no câmpus de inscrição. Para os cargos de nível superior ainda ocorrerá prova de título. Os inscritos para o cargo de motorista passarão por prova prática e os auxiliares operacionais realizarão prova de aptidão física.Segundo o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, o concurso é a primeira ação que visa a contratação de profissionais efetivos para atender a demanda da instituição. “Esse é o primeiro concurso após o credenciamento da universidade. No entanto, o que mudou efetivamente é a realização de um concurso único pela reitoria da Unespar”, acrescenta.Mais informações estão disponíveis no edital que pode ser acessado em www.unespar.edu.br.

Helio Ricardo Sauthier

Assessoria de Comunicação do Campus de Curitiba II
Universidade Estadual do Paraná – Faculdade de Artes do Paraná
41 3250 7317

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Descrição do curso:

O curso de Especialização em Cinema: com ênfase em Produção do Campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Faculdade de Artes do Paraná), UNESPAR/FAP, propõe a reflexão e a formação em produção de cinema. Para tanto, prevê uma carga horária teórica e prática. A teórica envolve estudos sobre: análise do discurso fílmico; gêneros e categorias fílmicas; direção cinematográfica; perspectivas estéticas e de produção do cinema documentário; uso da linguagem cinematográfica no filme publicitário; movimentos cinematográficos brasileiros; a reflexão sobre a cultura de preservação; o olhar sobre a distribuição e exibição de cinema no contexto latino-americano; metodologia de pesquisa; roteiro de cinema; produção e pós-produção cinematográfica. A prática envolve: produção reflexiva de cada disciplina; a realização de um filme de curta-metragem filmado e finalizado na metodologia digital e produção de Artigo Científico e/ou de um Memorial Artístico Descritivo.

Calendário:
Clique aqui para baixar

Carga horária:
420 horas

Público alvo:
Graduados em: Cinema, Comunicação, Artes, Letras, História e demais áreas ou subáreas de conhecimento afins

Período de Realização:
08 de março de 2014 a 01 de junho de 2015

Período de Inscrição:
10 a 18 de fevereiro de 2014

Documentos necessários para a inscrição:
– Comprovante de taxa paga à Faculdade de Artes do Paraná no valor de R$50,00 pela inscrição no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção, 3ª Turma 2014/2015

– Fotocópia autenticada pela FAP (apresentar original) do diploma de graduação ou o original da declaração de conclusão de curso fornecida pela instituição de educação superior onde o aluno cursou a graduação

– Fotocópia autenticada pela FAP (apresentar original) do histórico escolar do curso de graduação

– Fotocópia da carteira de identidade e do CPF

– Ficha de inscrição e currículo resumido preenchidos e impressos (conforme modelo disponível aqui).

Data de Seleção:
20 e 21 de fevereiro de 2014

Período de Matrículas:
25 a 28 fevereiro de 2014

Início das Aulas:
08 de março de 2014

Investimento:
18 parcelas de R$ 400,00 (quatrocentos reais)
Para pagamento até o dia 10 de cada mês, desconto de 10% (dez por cento): R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais reais)

Contato:
e-mail: fap.poscinema@gmail.com
Telefone: 41 3250 7339

Reitor e Vice-Reitor da UNESPAR e Diretores dos Campi da UNESPAR:
 Encaminho link do Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão, que está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto, e que será ofertado no Campi da Unespar em Paranaguá nos dias 29 e30 de agosto,  na sede da Fafipar.
Será oferecido certificado de 24 horas.
Serão ofertadas  150 vagas aos interessados.
Solicito aos senhores a  divulgação aos interessados de cada Campi,  e,  que, existindo interesse, entrem em contato com a Profa. Rosineide, na Fafipar , pelo telefone (41) 3423-3644ou (41) 9188-3942.

II Congresso Nacional de Formação de Professores e

XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

 

3ª CIRCULAR – SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Pelo presente comunicamos a abertura da submissão de trabalhos para o Il Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e o XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), no período de 13 de agosto a 28 de outubro de 2013.

Os interessados em apresentar trabalho deverão encaminhar o resumo e o texto completo, indicando o eixo temático da comunicação, pelo sistema de gerenciamento do congresso, a partir do link www.geci.ibilce.unesp.br.

Seguem abaixo, no item ANEXO, orientações a respeito da submissão de trabalhos.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço www.geci.ibilce.unesp.br/site/congressoeducadores2014.

Contando com ampla participação, antecipadamente agradecemos.

 

Chamada de trabalhos

A Revista-Valise é uma publicação semestral do PPGAV-UFRGS. Está recebendo trabalhos para a sua sexta edição nas seguintes seções: Artigos, Traduções, Resumos de Tese, Entrevistas, Notas de Leitura.
Os trabalhos enviados serão avaliados de acordo com a linha editorial da revista, nas seguintes categorias:
1. História, Teoria e Crítica de Arte;
2. Poéticas;
3. Arte: interlocuções e contaminações.
Prazo de submissão: 31 de agosto de 2013
Publicação: dezembro de 2013
(em anexo meta-artigo auto-explicativo)
Cordialmente,
Corpo Editorial RV
Revista-Valise
http://seer.ufrgs.br/RevistaValise

EDUCAÇÃO, ECONOMIA E TERRITÓRIO:

O lugar da educação no desenvolvimento

30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2014

A secção portuguesa da AFIRSE vai realizar o seu XXI Colóquio e convida todos os interessados a participarem

Submissão de resumos até 15 de setembro

 APRESENTAÇÃO DO COLÓQUIO

Os trabalhos concretizar-se-ão através de conferências, sessões plenárias e ateliês. Nos ateliês, será privilegiada a partilha de resultados de trabalhos de investigação e o debate em torno desses resultados. Tal como em anos anteriores, este colóquio destina-se a todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais da educação e da formação, bem como aos estudantes que se preparam para a intervenção ou a investigação nestes domínios. Participarão no colóquio especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente de países em que a AFIRSE está representada.

 

PROBLEMÁTICA
Educadores, investigadores, economistas, sociólogos, políticos e demais cientistas sociais reconhecem o papel da educação no progresso social, na criação de riqueza, na coesão e justiça sociais, na equidade. Este papel encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto local, nacional, transnacional.
Sendo a educação fonte de riqueza pelas qualificações e oportunidades que produz, esta riqueza constitui-se como indispensável ao seu próprio desenvolvimento, distribuição e consumo justo. Aliás, o papel da educação nas sociedades exige a sua produção em qualidade mesmo em situações de crise económica pois uma colectividade não pode perder, para os tempos futuros, gerações qualificadas em consequência de uma qualquer crise. Há assim uma relação inevitável entre a educação e a economia, laço que se ajusta em cada momento e realidade social. Missão, objectivos e professores, ciclos e currículos, projetos e gestão, distribuição e financiamento são influenciados e fortemente regulados pelos contextos local, nacional e transnacional. Por outro lado, o desenvolvimento é considerado, hoje, uma construção largamente local. As comunidades são chamadas e incentivadas a prosseguirem projetos próprios, visando o desenvolvimento social e humano.
Ora, a educação tem um papel principal neste processo, fazendo sentido falar-se de projeto e de políticas educativas locais. Nestas circunstâncias, o debate que se propõe abriga todas as contribuições em torno da problemática proposta e constitui uma exigência natural. Nesse sentido, o debate far-se-á em função de cinco eixos temáticos que não são, todavia, exclusivos dado que, dificilmente se consegue cercear e limitar o pensamento.

 

RESUMOS E COMUNICAÇÕES
As comunicações deverão basear-se em trabalhos de investigação e respeitar os eixos temáticos do colóquio. Os resumos são submetidos online, em português e francês, não podem exceder 2500 carateres (incluindo espaços) e devem identificar de três a cinco palavras-chave.  O texto do resumo deve incluir a indicação do título da comunicação e referências aos objectivos, ao enquadramento teórico, à metodologia e às conclusões principais da investigação/estudo em causa.
Só serão aceites as propostas de comunicação que apresentem resumos nas duas línguas do colóquio, o português e o francês. No caso das comunicações colectivas, solicita-se a indicação do nome de um dos autores para eventuais contactos por parte da organização.

 DATAS IMPORTANTES

Os resumos deverão ser enviados até ao dia 15 de setembro de 2013.
A aceitação será comunicada até ao dia 15 de novembro de 2013.
Os textos das comunicações, que não devem exceder 30 000 carateres (incluindo espaços) deverão ser enviados até ao dia 28 de fevereiro de 2014.

 Mais informações: www.ie.ul.pt

  

Caro(a) leitor(a), (repassando….)

É com satisfação que anunciamos o lançamento do número 53 da Revista Brasileira de Educação. Neste número, os anpedianos contam com textos que tratam de diferentes temáticas, entre as quais destacamos: avaliação, índices de produtividade na pós-graduação, filosofia e história da educação. Este número traz ainda entrevista com Stephen Ball – “Privatizações da educação e novas subjetividades: contornos e desdobramentos das políticas (pós) neoliberais” –, cujo foco foi a inter-relação entre os temas tratados nos principais trabalhos do autor, ou seja, os efeitos da intensificação das privatizações do setor público sobre as subjetividades dos sujeitos-atores das políticas públicas. Convidamos a acessar a Revista, bastando apenas clicar uma vez na imagem que segue.                                      A Comissão Editorial

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 Debates em Educação é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. As modalidades de trabalhos aceitas são as seguintes: Artigos, Debates, Entrevistas, Resenhas e Resumos de Dissertações e Teses. Os números da revista não são temáticos, funcionando na forma de fluxo contínuo de submissão de artigos relacionados à temática geral do campo educacional.

Coordenação do PPGE-CEDU-UFAL
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/PPGE
(082) 3214-1192 / (082) 3214-1196

 

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10º Festival de Cinema de Maringá
1ª Mostra Latino-Americana

 
Esta semana termina prazo de inscrições de filmes
 

Atenção produtores e cineastas esta é a última semana para fazer a inscrição do seu filme para a Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Maringá. O evento é uma grande vitrina para as produções nacionais, já que atrai milhares de pessoas todos os anos. Não fique de fora.

Podem participar longas e curtas-metragens de ficção, documentários e experimentais, em 35 mm ou digitais. As inscrições vão até o dia 30 de junho de 2013. O Festival será realizado entre os dias 28 de agosto e oito de setembro, sem cobrança de ingresso.

Os interessados em inscrever seus filmes para o festival podem acessar o site www.festcinemaringa.com.br e preencher a ficha de inscrição, neste endereço também está o regulamento do evento.

 

O Festival de Cinema de Maringá conta com o patrocínio âncora da Concessionária Viapar, que patrocina o evento através da lei Rouanet de incentivo a cultura do Ministério da Cultura. Apoio cultural da Unicesumar, Nilson Rabelo Produções, Decision Comunicação Visual, Incite Fx, Príncipe Hotel, TV Clipping Maringá, Sol Propaganda, Click do Gato, O Diário.com, O Diário do Norte do Paraná, Mix FM, CBN Maringá e Maringá FM. Promoção RPCTV  e realização da Perfil Consultoria.

1. Informamos que o Edital de Concurso Público para Docentes da
UFMT – Edital n.º 006/PROAD/SGP/2013 e Anexos (I – Programas de Concurso; II
[UTF-8?]–
Critérios de Avaliação das Provas Escrita e Didática; e Avaliação de Títulos)
estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico:
http://www.ufmt.br/ufmt/site/concurso/docente/Cuiaba, link: Concurso Docente
2013/1 [UTF-8?]– Edital nº 006/PROAD/SGP/2013 [UTF-8?]– BARRA DO GARÇAS e
RONDONÓPOLIS [UTF-8?]– NOVO!

2. ATENÇÃO AO CRONOGRAMA DO CONCURSO – ITEM 3.1 DO EDITAL:
-Período de inscrições pagas (via internet): 14/06 a 26/06/2013
-Solicitação de inscrição com isenção do pagamento da taxa: 14/06 a 18/06/2013
-Divulgação do resultado da análise das solicitações de isenção: 20/06/2013
-Recurso contra o indeferimento de inscrição com solicitação de isenção do
pagamento da taxa: Das 8 horas do dia 21/06/2013 às 18 horas do dia 22/06/2013
-Divulgação do resultado da análise dos recursos contra indeferimento de
inscrição com solicitação de isenção do pagamento da taxa: 25/06/2013
-Período para imprimir boleto bancário relativo ao pagamento da taxa de
inscrição para os candidatos com solicitação de isenção indeferida: De 20/06 a
26/06/2013EDITAL Nº 006-PROAD-SGP-2013

Caros leitores,

Revista Sociais e Humanas acaba de publicar seu último número – edição
temática Políticas Públicas – em
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/sociaisehumanas.
Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens
de interesse.

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

Atenciosamente,

Kelmara Mendes Vieira
Editora

Franciele Kunkel
Assistente Editorial

 

Oficina de Iluminação Cênica: 

Informações: UNESPAR/FAP  (41) 3250-7300

Oficina LABIC 2013_66

Caros leitores,

Revista Sociais e Humanas acaba de publicar seu último número – edição
temática Políticas Públicas – em
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/sociaisehumanas.
Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens
de interesse.

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

Atenciosamente,

Kelmara Mendes Vieira
Editora

Franciele Kunkel
Assistente Editorial

Boletim da ANPEd – maio de 2013

27/05/2013

Leia o Boletim da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de maio de 2013 com as principais atividades da ANPEd, informes aos associados, além de entrevistas e coberturas especiais.

COBERTURAS

  • Conferência Livre – Sistema Nacional de Educação e a Conae 2014 (leia aqui)

– Vídeos da Conferência Livre (clique aqui)

  • Encontro sobre as Reuniões Científicas Regionais da ANPEd (leia aqui)

 36a Reunião Nacional – (leia aqui)

  • Chamada para Homenagem Cora Coralina na 36a RN (leia aqui)

ENTREVISTA ESPECIAL

 ANPED NA AGENDA DA EDUCAÇÃO

  • Semana da Ação Mundial (SAM) e Seminário na FEUSP (leia aqui)
  • Relatório Final da Avaliação de Periódicos (leia aqui)
  • 36SBPC (leia aqui)
  • ANPEd indica nomes para a CA/CNPQ (leia aqui)

 Edital para Periódicos de Educação – ANPEd e Secadi (MEC) – até 31 de maio – (leia aqui)

• Ajude-nos a fazer o Boletim da ANPEd! Envie sugestões de temas e comentários paraboletim@anped.org.br

 

Carta de Divulgação 

 II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação

Brasília/DF-Brasil, de 11 a 14 de novembro de 2013.http://www.estilosaprendizagem2013unb.com.br

 O Comitê Organizador do II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação informa que estão abertas as inscrições e submissão de trabalhos para o evento.

 O II CIEATIE acontecerá no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) e está sendo realizado pelo Departamento de Métodos e Técnicas – Área de Tecnologias na Educação-, os Grupos de Pesquisa Lattes/CNPq “Psicologia e Educação”  (GRUPPE) e “Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância” (ATEAD), a Cátedra UNESCO de Educação a Distância, da Faculdade de Educação (FE-UnB), em parceria com a 

Diretoria de Ensino de Graduação a Distância e Gestão da Informação (DEGD/UnB), a Coordenação Acadêmica de Ensino de Graduação a Distância (COEGD/UnB), a Organización de los Estados Iberoamericanos (OEI) e a FIOCRUZ – Escola de Governo em Saúde.

 O II CIEATIE tem por objetivo promover o encontro de educadores, profissionais da educação, acadêmicos e demais interessados na reflexão crítica, teórica e prática sobre os processos de aprendizagem, em sua diversidade de abordagens, presentes na Sociedade da Informação em que vivemos. 

 O evento está sendo organizado de modo a promover ampla troca de estudos e pesquisas entre os participantes, em torno a três temas principais: Estilos de Aprendizagem; Tecnologias na Educação e Inovações na Educação, com eixos temáticos focalizando experiências na educação básica [educação infantil, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA)], na educação inclusiva, na formação profissional, na educação superior e na formação de professores. 

 Contamos com palestrantes internacionais e nacionais, além de especialistas, alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública de escolas, profissionais de diversas áreas que participarão do evento, provenientes da comunidade acadêmica brasileira, latinoamericana e europeia. 

 Aos interessados em apresentar trabalhos estão sendo oferecidas duas modalidades -comunicação oral e/ou pôster. A inscrição no II Cieatie e a submissão de trabalhos podem ser realizadas no site http://www.estilosaprendizagem2013unb.com.br, onde estão disponíveis as 

orientações para cadastro e normas para elaboração de trabalhos.

 Para mais informações e esclarecimentos:

[ou pesquisar por II CIEATIE]

Telefone: +55 61 3307 2017

Fax: +55 61 3307 2018

Comitê Organizador – Comitê de Comunicação

 

Faculdade de Artes do Paraná abre inscrição para Teste Seletivo para Professor de Estágio Supervisionado na área da Música.

  O Processo Seletivo Simplificado – PSS para Professor Colaborador de Ensino Superior da Faculdade de Artes do Paraná será realizado para o provimento de 01 (uma) vaga na área/ subárea de conhecimento abaixo especificadas:

 Área: Música – 01 (uma) vaga

Subárea de conhecimento: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Regime de trabalho: 40 horas semanais (RT-40)

Requisitos/Titulação mínima: Mestrado em música ou Mestrado em Educação e Graduação em Licenciatura em Educação Artística comhabilitação em música ou Licenciatura em música. Experiência comprovada de atuação como professor de música na educação básica de no mínimo 06 meses.

 DAS INSCRIÇÕES

 A inscrição no Processo Seletivo Simplificado para Professor de Ensino Superior implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento para Concurso Público e na Tabela de Pontuação da Prova de Análise de Currículo (Anexos I e II, respectivamente, da Resolução nº. 007/2009-CD/FAP, disponível no site www.fap.pr.gov.br), expedientes dos quais não pode alegar desconhecimento.

 

REVISTA CIENTÍFICA  

InCantare é uma revista científica, publicada anualmente no meio eletrônico. Criada em 2010, por iniciativa dos membros Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia-NEPIM, da Faculdade de Artes do Paraná–FAP, o periódico tem caráter interdisciplinar e dedica-se à publicação de textos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que contribuam para o campo da musicoterapia, da educação, da música, da saúde e de áreas afins.

CHAMADA

A revista InCantare está recebendo, até o dia 30 de maio de 2013, artigos para o volume 04, que será lançado no segundo semestre de 2013.

PROPOSTA EDITORIAL

A revista tem por objetivo servir de canal de expressão e discussão de materiais produzidos no campo acadêmico-científico por profissionais e pós-graduandos envolvidos no estudo da promoção humana mediada pela música e pelas artes em geral. Ao difundir a produção científica dos articulistas pretende-se propiciar o debate metodológico, teórico e prático das áreas envolvidas.

Organizada por um comitê editorial formado por membros do NEPIM, a revista conta com a colaboração de um conselho editorial internacional cuja funções é a de analisar o material submetido à revista. As contribuições enviadas pelos autores passam pelo processo de revisão cega com um no mínimo dois relatores mais a revisão dos editores.
Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). Textos referentes às seguintes classificações podem compor os volumes do periódico: editorial, apresentação, artigos, entrevistas, relatos de caso, diários de campo e resenhas.

Os trabalhos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol. Os artigos recebidos serão encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação por pares (peer review). A avaliação adota o sistema blind review, que preserva a identidade de autores e de revisores.

Os editores coordenam as informações entre os autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Se recusados, os artigos serão devolvidos ao (s) respectivo(s) autore(s) com a justificativa do revisor. Para a submissão, os trabalhos deverão ser encaminhados conforme as normas solicitadas a seguir e dentro dos prazos determinados na chamada.

Os artigos deverão ser submetidos à revista InCantare através do e-mail pesquisa.musicoterapia.fap@gmail.com.

Trabalhos que apresentem resultados de estudos que envolvam seres humanos serão aceitos para a publicação mediante a menção do CAAE, número fornecido pela Plataforma Brasil, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores. Sugere-se que antes do envio, os trabalhos sejam revisados conforme as novas normas ortográficas e que uma cópia do arquivo original seja mantida pelo(s) autor(es) durante o processo de avaliação. O encaminhamento de um artigo para a revista implicará a aceitação, por parte dos autores, das normas aqui expressas.

SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

Os artigos deverão ser enviados em anexo ao e-mail, em arquivo Word (extensão “doc”), contendo os seguintes dados:

1) folha de apresentação com o seguinte conteúdo:
• título do trabalho;
• autoria;
• titulação acadêmica e função que exerce(m) o(s) autore(s);
• grupo e linha de pesquisa;
• endereço postal, eletrônico e telefone.

2) arquivo com o artigo completo, inclusive autoria e mini currículo;

3) outro arquivo em extensão “pdf” sem identificação de autoria para fins de análise cega pelos pareceristas.

FORMATAÇÃO

Os trabalhos devem ser digitados de acordo com as normas da ABNT e devem ter entre 14 e 20 páginas. A organização interna dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta e em negrito); dois espaços abaixo nome do(s) autor(es) à direita da folha com o primeiro número para a nota de rodapé que aponte a titulação, a vinculação a uma instituição, informações breves e pertinentes aos interesses de pesquisa; RESUMO (com um máximo de 120 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras), escritos no idioma do artigo; ABSTRACT (com um máximo de 120 palavras) e KEYWORDS (até 5 palavras); corpo do texto (de acordo com as normas citadas no parágrafo anterior); CONSIDERAÇÕES FINAIS; e REFERÊNCIAS, no final do artigo.

AVALIAÇÃO

A Organização encaminhará os artigos submetidos aos membros do Conselho Editorial para análise e avaliação. A análise será realizada sob a forma de parecer formal. Todo processo é feito dentro do regime de anonimato, ou seja, sem que autores e pareceristas tenham ciência um do outro. Feita a análise, a Organização entrará em contato com o autor por e-mail para comunicar se o seu artigo foi aceito ou recusado. No caso dos trabalhos aceitos, os autores deverão atender todas as eventuais modificações sugeridas pelo parecerista e terão um prazo de no máximo 20 dias para retornarem os trabalhos por e-mail.

 XIII COLÓQUIO NA ARGENTINA – BUENOS AIRES .

Repassando

Convidamo-lhes a participarem do XIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas, a realizar-se no Instituto Nacional Superior del Profesorado Técnico – INSPT, em Buenos Aires – Argentina, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013.

 Faça a submissão de artigos e divulgue a sua pesquisa ou experiência enquanto dirigente, nesse importante evento das Américas.

 O XIII Colóquio é organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

 Acesse www.coloquio.ufsc.br para maiores informações.

 Prof. Pedro Melo

Coordenador Geral Brasil do XIII Colóquio

Diretor do Instituto de  Pesquisas e  Estudos em Administração Universitária – INPEAU

Centro Sócio-Econômico – CSE

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

 

CONCURSO PARA ESCOLHA DO LOGOTIPO DA UNESPAR

Inscrições: 10 de maio a 10 de junho de 2013.

Premição: R$ 1.500,00

Acesse:  www.unespar.edu.br e consulte o Regulamento com as normas para participação.

 

CHAMADA PARA ARTIGOS

A Revista ORG&DEMO está recebendo artigos para o vol. 14, n. 1 relativo ao primeiro semestre de 2013.
Prazo para envio de artigos: 10 de junho.Normas da Revista e demais informações encontram-se no site: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/orgdemo. A Revista ORG & DEMO é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Brasil, destinada a promover a socialização do conhecimento e resultados de pesquisas produzidas por cientistas sociais nacionais e internacionais.A Revista ORG & DEMO tem como eixo temático geral o estudo de processos de democratização substantivos (relativos, por exemplo, à ampliação da socialização, à organização do poder, aos processos de tomada de decisões, etc.) nos vários tipos de organizações sociais. Publica artigos sobre relações de trabalho, trabalho associado, cooperativismo dos trabalhadores, economia solidária, autogestão; direitos humanos; organização do trabalho e educação.

 

 

 

 

LIBRAS – PROFESSOR SUBSTITUTO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR

Período de Inscrições: 06/05/2013 até 17/05/2013
Setor de Educação – Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação
Área de Conhecimento: Fundamentos da Educação
Matéria Específica: Língua Brasileira de Sinais – Libras
Número de Vagas: 02 (duas)
Regime de Trabalho: 40 (quarenta) horas semanais
Titulação Exigida:
a) Graduação em Letras Libras – Licenciatura com Certificado de Proficiência para Uso e Ensino de Libras –
Prolibras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação; Obtidos na forma da lei
OU
b) Graduação em Pedagogia ou Licenciatura com Especialização na área de Libras e/ou educação de surdos
com Certificado de Proficiência para Uso e Ensino de Libras – Prolibras, obtido por meio de exame
promovido pelo Ministério da Educação; Obtidos na forma da lei
Tipos de Provas: Análise de Currículo e Didática
Local e Horário das Inscrições: UFPR  – Secretaria do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, das
14h às 18h

 

OBS. EM BREVE EDITAL EM LIBRAS

 

PARECERISTAS

Considerando a organização da XI Jornada do HISTEDBR, que acontecerá em Cascavel entre 23 e 25 de outubro, cuja  temática central  será “A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Brasileira”,estamos precisando de nomes de professores para pareceristas para compor a comissão cintifica do evento.

Para tanto solicitamos que repassem está informação para os professores de seus respectivos programas pedindo para que se manifestem por e-mail até 10/05, pois estamos fechando a página do evento. Enviar os nomes para o seguinte e-mail: andrecastanha@brturbo.com.br

Antecipadamente agradecemos pelo apoio.

Atenciosamente,

André Paulo Castanha

Coordenador da Comissão Científica

Faculdade de Artes do Paraná abre inscrição para Teste Seletivo para Professor de Estágio Supervisionado na área da Música.

 

 O Processo Seletivo Simplificado – PSS para Professor Colaborador de Ensino Superior da Faculdade de Artes do Paraná será realizado para o provimento de 01 (uma) vaga na área/ subárea de conhecimento abaixo especificadas:

 

 

 

Área: Música – 01 (uma) vaga

 

Subárea de conhecimento: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Regime de trabalho: 40 horas semanais (RT-40)

 

Requisitos/Titulação mínima: Mestrado em música ou Mestrado em Educação e Graduação em Licenciatura em Educação Artística comhabilitação em música ou Licenciatura em música. Experiência comprovada de atuação como professor de música na educação básica de no mínimo 06 meses.

 

 

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO -DAS INSCRIÇÕES

 

 A inscrição no Processo Seletivo Simplificado para Professor de Ensino Superior implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento para Concurso Público e na Tabela de Pontuação da Prova de Análise de Currículo (Anexos I e II, respectivamente, da Resolução nº. 007/2009-CD/FAP, disponível no site www.fap.pr.gov.br), expedientes dos quais não pode alegar desconhecimento.

 

 

 

ENSINO DA ARTE

A 2ª Semana Internacional de Ensino da Arte e realizada pela Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR,  Campus Faculdade de Artes do Paraná/FAP,  com apoio do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada da FAP e da Rede Arte na Escola-FAP e em consonância com os objetivos da World Alliance for Arts Education / WAAE e da UNESCO.

O evento acontece entre 20 e 27 de maio de 2013.

Clique aqui e consulte a programação.

 

IX COLÓQUIO DE PESQUISA SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES – HISTÓRIA E ATUALIDADE DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA.

 

DATAS: 19, 20 e 21 de junho de 2013.

 

LOCAL: Centro de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, localizado à Avenida Francisco Matarazzo, nº 612 (em frente ao Parque da Água Branca e próximo à estação Barra Funda do Metrô), São Paulo – SP.

 

Público alvo: Educadores em geral, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação da UNINOVE e de outras instituições.

 

 Comissão organizadora: Prof. Dr. Carlos Bauer, Prof. Dr. Celso Carvalho, Prof. Dr. Marcos Lorieri.

 

 CHAMADA DE TRABALHOS

 

A comissão Organizadora do IX Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares – História e atualidade do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova torna pública a presente chamada de apresentação de trabalhos para o referido evento.

 

As inscrições são gratuitas.

 

São convidados os interessados a submeter trabalhos nas modalidades de comunicação e pôsteres cujos conteúdos estejam afetos á temática geral do colóquio e inseridos nos seguintes Eixos Temáticos:

 

1.    Arquitetura Escolar.

 

2.    Culturas e Educação.

 

3.    Didática e Metodologias de ensino.

 

4.    Educação e movimentos sociais.

 

5.    Educação Não Formal.

 

6.    Escola Nova/Escola Tradicional.

 

7.    Escola Pública.

 

8.    Filosofia e História da Educação.

 

9.    Formação de Professores.

 

10. Instituições escolares e educativas.

 

11. Linguagens e Pensamento em Educação.

 

12. Pedagogia do Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação.

 

13. Políticas Públicas

 

14. Práticas escolares.

 

15. Práticas Pedagógicas Alternativas.

 

16. Tecnologias em Educação

 

 Datas e Prazos:

 

Envio de resumos:

 

Os resumos com as propostas de comunicações e pôsteres deverão ser efetivados até o dia 31 de maio de 2013.

 

Cartas de Aceite:

 

As cartas de aceite de comunicações e pôsteres serão emitidas até o dia 07 de junho de 2013.

 

 

I SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA

SEFiM – UFRGS

Porto Alegre, 17 a 18 de outubro de 2013

 
O Grupo de Pesquisa MUSEF – Música, Educação e Filosofia da UFRGS ao organizar o I Simpósio de Estética e Filosofia da Música – SEFiM/UFRGS convida pesquisadores, professores, profissionais em geral e estudantes da graduação e pós-graduação da área da Música, Educação e Filosofia para submeterem propostas de trabalhos para o evento, conforme as especificações desta Chamada.
      As propostas de trabalho deverão se encaixar em um dos três eixos temáticos abaixo:

  • Estética e Filosofia da Música.
  • Estéticas, arranjos e composições.
  • Experiências estéticas e Educação Musical.

      Os trabalhos poderão ser submetidos em três modalidades:

  • Trabalho Completo.
  • Resumos normais e Expandidos.
  • Arranjos e Composições.

      Envio dos trabalhos:

  • Os trabalhos deverão ser formatados de acordo com as exigências e enviados em formato DOC no ato da matrícula, como anexo em lugar específico disponível no formulário online para matrículas até o dia 20 de julho de 2013.

      Normas para formatação: 

      Datas e prazos importantes:

  • 22/04 – 20/07 – Submissão de trabalhos.
  • 20/07 – 20/08 – Avaliação pelos pareceristas.
  • 30/08 – Divulgação dos resultados.
  • 17 e 18/10 – I Simpósio de Estética e Filosofia da Música – SEFiM/UFRGS.

CULTURA ACADÊMICA

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Editora Unesp disponibilizam nesta quarta-feira, 24 de abril, 54 novos títulos digitais do selo Cultura Acadêmica para download gratuito.

Todos os títulos são assinados por docentes da Unesp e abordam temas da área de Ciências Humanas.

Saiba mais em:
<http://agencia.fapesp.br/17177>

 Além desses, vejam o que já se encontra disponível na Cultura Acadêmica, várias áreas, vários títulos de Educação…. <http://www.culturaacademica.com.br/>

 “Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Para entender como alguém lê é necessário saber como são seus olhos e qual a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é sempre um co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.”


Leonardo Bof

UNIVERSIDADE DE SALAMANCA
Estimados amigos:
> Me complace enviarles información relativa a la celebración en la
> Facultad de Educación de la Universidad de Salamanca de la Jornada de
> estudio sobre “Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo”. La
> actividad tendrá lugar el dia 4 de octubre de 2013, y está organizada
> por el GIR. “Memoria y proyecto de la educación. Helmantica Paideia” de
> la Universidad de Salamanca.
> Para ampliar información les invito a visitar la página :
www.helmanticapaideia.com
> Es una actividade de ambito internacional, con participación de
> investigadores especialistas en el tema procedentes del ámbito
> mediterráneo (Portugal, Italia y España), pero también de otros paises
> europeos, de América y Africa. Se han previsto secciones especializadas,
> junto a conferencias generales.
> Está prevista la edición en libro de las comunicaciones seleccionadas
> previa revisión externa.
> Un cordial saludo desde la Universidad de Salamanca
> Dr. José María Hernández Díaz
>
>
> —
> Prof.Dr. José María Hernández Díaz
> Director de la revista HISTORIA DE LA EDUCACION
> Catedrático de Historia de la Educación
Dpto.de Tª e Hª de la Educación
> Facultad de Educación.Universidad de Salamanca
> Tfno.:923294630-3384
> Fax:923294627
> Mail: jmhd@usal.es
> Canalejas, 169
> 37008-Salamanca (España)

“A Bienal Internacional de Curitiba está convocando candidatos a mediadores para  trabalhar durante o período de exposições, de 31 de agosto a 1º de dezembro”

 Mais informações:

http://www.bienaldecuritiba.com.br/blog/pt/

 

 

Referência: Divulgação dos Editais n.º 85/86/87/2013-GS/SEED para o Processo Seletivo Simplificado-PSS junto aos Acadêmicos.  Estado do Paraná

 

Por solicitação do Senhor Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, solicitamos a Vossa excelência, na medida do possível, a divulgação aos acadêmicos, dessa Instituição de Ensino Superior, dos Editais de Processo Seletivo Simplificado-PSS, conforme especificado a seguir:

 

I – EDITAIS

– 85/2013-GS/SEED – Professor/ Professor Pedagogo/Tradutor e Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

– 86/2013-GS/SEED – Auxiliar de Serviços Gerais (Agente I), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (Feminino e Masculino), Auxiliar Operacional (Feminino e Masculino), Motorista e Tratorista.

– 87/2013-GS/SEED – Técnico Administrativo (Agente II), nas funções de Técnico –    Administrativo, Inspetor de Internato, Técnico Agrícola e Técnico Florestal.

 II – CRONOGRAMA

– Inscrições: 19 a 25/04/2013, no site www.pss.pr.gov.br

– Classificação Provisória: 26/04/2013

– Recursos: 29 e 30/04/2013

– Classificação Final: será divulgada após a análise dos recursos.

 III – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

– O candidato poderá se inscrever em 1 Núcleo Regional de Educação – NRE, em 1 Município e em até 3 inscrições.

– O Processo será aberto para todas as disciplina/funções.

– O Processo será aberto para todos os municípios do Estado.

– As regras que regerão este processo são as mesmas dos Editais 156, 157 e 158, de 2012, e suas retificações.

Caros leitores,

Ciência & Saúde acaba de publicar seu último número em
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi. Convidamos a
navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de
interesse.

Prof Márcio Vinícius F. Donadio
Editor-Chefe
Revista Ciência & Saúde
Fone (51)33203646
Fax (51)33203646
mdonadio@pucrs.br

Ciência & Saúde
Vol. 6, No 1 (2013)
Sumário
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi/issue/view/650

Unipampa abre 63 vagas para professor e exige só graduação: salários a partir de R$ 3,5 mil

09 de abril de 2013 0

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) abriu concurso com 63 vagas para professor auxiliar, com salário entre R$ 3.594 (para graduados) e R$ 8.049 (com doutorado).

As oportunidades são para formados em diversas áreas, para trabalhar nas cidades de Caçapava do Sul, São Gabriel, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

A maior parte das oportunidades é para formados em Engenharia, em diversas áreas. Porém, também há chances para graduados em cursos como Música, Matemática, Física, Química, Geologia, Agronomia, Nutrição, Letras, Química Industrial, Química, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Medicina Veterinária, Farmácia, Ciências Biológicas, Educação Física e Fisioterapia.

Para concorrer, o único requisito é ser formado, com nível de graduação. Porém, há pontos por titulação.

As inscrições abrem nesta quarta-feira e vão até o dia 28 de abril, pelo site da Unipampa.

http://www.unipampa.edu.br/portal/concursos

Assunto: Manifestação do Conselho Superior da Capes sobre a Lei 12772/2012

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DA CAPES SOBRE A LEI

 12772/2012, QUE REDEFINE A CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL

 

O Conselho Superior da CAPES, coerente com sua missão de zelar pela qualidade da pós-graduação no país e sintonizado com a prioridade nacional de aumentar consideravelmente a atividade de inovação, vem apontar sérias deficiências na recém-implementada Lei 12772/2012, que redefine a carreira docente nas Universidades Públicas Federais. Essa lei representa de fato um retrocesso para essas instituições, vai em direção contrária ao Plano Nacional de Pós-Graduação e mina os esforços de inovação em nosso país.

 Em particular, destacamos aspectos da lei que precisam ser modificados com urgência:

 1. A Lei prevê que o ingresso na carreira docente só ocorrerá no primeiro nível da classe de Auxiliar, mediante concurso para o qual se exige apenas diploma de graduação. Quem já tem título de doutorado será Auxiliar por 3 anos, podendo ser promovido para Adjunto somente após o estágio probatório. Essa exigência, por um lado, desvaloriza o doutorado, ignora o número crescente de doutores formados e já disponíveis no Brasil, e ameaça a qualidade das instituições federais de ensino superior. Por outro lado, desestimula a atração de jovens qualificados, atualmente realizando estágios de pós-doutorado no Brasil e em outros países, para as instituições federais. O sistema anterior permitia a entrada no nível de Adjunto e não vedava a solicitação, por algumas Unidades, de vagas nas classes de Assistente ou de Auxiliar. Tem sido prerrogativa da instituição a definição da classe de ingresso.  Essa flexibilidade deve ser mantida, com o entendimento de que as vagas para Auxiliar e Assistente devem ser solicitadas em caráter excepcional, com justificativa sólida e compromisso de que os docentes contratados para as mesmas serão incentivados a se qualificarem para a obtenção de título de doutor.

 2. A exigência de 20 anos de experiência ou de doutorado, no tema do concurso, para o ingresso no cargo de Titular-Livre, deve ser suprimida. Ela impede a contratação de pesquisadores brilhantes, que embora não atendendo a esse critério, já tenham dado contribuições marcantes em sua área de conhecimento e pesquisa, um procedimento adotado nos países que têm tido maior sucesso em seu desenvolvimento científico e tecnológico. É fundamental para o desenvolvimento de nosso país reconhecer e premiar a competência; ao invés disso, ela é desencorajada pela Lei atual.

 3. A Lei, em seu art. 21, que enumera as atividades remuneradas compatíveis com o regime de DE, deixou de incluir uma situação prevista no sistema anterior, que é a colaboração esporádica em assuntos de especialidade, devidamente autorizada pela instituição e de acordo com regras  própriasEssa possibilidade, no entanto, é a que respalda uma série de contratos em vigor – que são de interesse do país e têm sido prática corrente na Universidade –, inclusive práticas  incentivadas pela Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/2004), voltadas para estimular a participação ativa de docentes das Instituições Públicas de Pesquisa em projetos que envolvam as instituições de ciência e tecnologia e empresas. A Lei aprovada está portanto em sentido contrário aos importantes passos dados na Lei de Inovação.

 Apelamos para o Ministro Aloizio Mercadante que envide esforços no sentido de reverter essa séria ameaça ao desenvolvimento científico e tecnológico de nosso país.

 Brasília, 26 de março de 2013

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Educação & Realidade

O que é qualidade na escola básica, hoje?

O conceito de qualidade na educação escolarizada é seguidamente referido, na produção acadêmica, como complexo, adjetivação que remete à consideração da pluralidade e da interdependência das dimensões que incidem na qualidade da educação.Concepções de qualidade na educação escolar estão enraizadas no tempo e no espaço das sociedades, são, portanto, frutos da historicidade, construtos marcados pela compreensão das finalidades da educação escolar, as que estão afirmadas e aquelas posicionadas como de vir. Sendo, então, a qualidade, um tema que convoca e que provoca sem cessar o pensar intelectual sobre a educação, Educação & Realidade convida os/as autores/as à submissão de artigos que tematizem a qualidade na educação básica na atualidade. Nossa expectativa é contarmos com abordagens e focos plurais, o que, com a reunião dos textos em seção temática, oferecerá a nossos leitores uma ideia de recortes possíveis para responder e reindagar: afinal, o que é qualidade na escola básica hoje?Os artigos devem ser enviados até o dia 31 de julho de 2013 e devem serem caminhados, diretamente no site da revista (http://educreal.ufrgs.br), na seção sobreQualidade na Educação Básica (QUA).

O Colegiado de Cinema e Vídeo da UNESPAR/Faculdade de Artes do Paraná  tem a satisfação de convidar a todos para o evento de lançamento dos filmes “Estrada do Colono: um caminho proibido?”, dirigido pela Profª Salete Sirino; “Visionários”, dirigido pelo Prof. Fernando Severo; “Cisco”,dirigido pelo Prof. Fábio Allon; e o livro “Cognição Estética: o complexo de Dante”, de autoria do Prof. Marcos Camargo.

Data: 10 de abril (quarta-feira)
Horário: 19:00h
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

 

 

Sociabilidade e Ética na Universidade

03/04/2013

Agência FAPESP – A mesa-redonda com o tema “Sociabilidade e Ética na Universidade”, terceiro encontro do ciclo Ética e Universidade, iniciado em 2012, será realizada no dia 10 de abril, às 15 horas, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo os integrantes da Comissão de Ética da USP, que organiza o ciclo em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), o objetivo primário da mesa-redonda é proporcionar uma visão ampla do conceito de sociabilidade e das relações interpessoais nos ambientes universitários, com ênfase em princípios éticos.

Os debatedores serão os professores Cícero Araújo, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH); Leopoldo Waizbort, do Departamento de Sociologia da FFLCH; Yves De La Taille, do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia; e Sérgio Adorno, diretor da FFLCH, coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência e coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA. O moderador do encontro será o professor Renato de Figueiredo Jardim, diretor do Instituto de Física da USP.

De acordo com a Comissão de Ética da USP, é cada vez mais importante discutir os problemas que a sociedade enfrenta no trato das relações interpessoais, ou seja, na sociabilidade, e encontrar soluções consensuais dentro dos ambientes universitários. Esses problemas materializam-se em diversas situações: desde as relações corriqueiras no convívio cotidiano dos departamentos até aquelas que envolvem as questões mais abrangentes da vida universitária.

A comissão considera também importante pensar a sociabilidade e a ética nos diversos domínios da vida social organizada e através de situações que permeiam os aspectos acadêmicos, laborais, psicológicos, políticos, econômicos e o próprio intercâmbio social.

A mesa-redonda terá transmissão ao vivo pela internet, no endereço: www.iea.usp.br/aovivo.

O evento será realizada no Auditório Freitas Nobre da ECA-USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues nº 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Informações com Rafael Borsanelli: rborsanelli@usp.br e (11) 3091-1666.

Profa. Dra. Christiane Philippini Ferreira Borges
Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná – Brasil
Departamento de Química
Fone: 42 32203062
Fax:42 32203042

 

Aberto chamamento público para Semana de Teatro Italiano do evento Mia Cara Curitiba 2013


Companhias de teatro do Paraná e Santa Catarina podem participar do edital, que premiará a melhor leitura no valor de R$ 15 mil

A Universidade Livre da Cultura em parceria com o Consulado Geral da Itália em Curitiba abrem o chamamento público para as “Leituras Dramáticas – Semana de Teatro Italiano”, que farão parte da terceira edição do evento Mia Cara Curitiba, a ser realizado na cidade entre os dias 25 de maio e 9 de junho de 2013. O projeto consiste em leituras dramáticas de textos do teatro italiano, durante o evento, por dez grupos de teatro selecionados do Paraná e Santa Catarina. Dentre os selecionados, uma comissão julgadora premiará a melhor leitura no valor de R$15 mil. As inscrições vão até o dia 3 de maio e devem ser enviadas via sedex, além de ser necessário o prévio preenchimento do formulário na página www.miacaracuritiba.com.br. O Edital pode ser acessado aqui.