Qual é a diferença entre uma infecção bacteriana e uma viral?

Já que estamos em época de febre amarela e assim mesmo temos dúvidas sobre a doença, algunas informações podem ajudar a entender melhor do que se trata esta epidemia.

A principal diferença entre as bacterias e os virus reside em que os antobióticos podem matar as bacterias, mas não são eficazes contra os virus.

As bacterias são microorganismos unicelulares que se proliferam em muitos tipos de ambientes diferentes. Algumas variedades vivem no frio ou no calor extremos. Outras se alojam nos intestinos das pessoas, que podem intervir na digestão de alimentos. A maioria das bactérias não são prejudiciais aos seres humanos, mas há exceções. AS infecções incluem: faringite, tuberculose, infecções urinárias e outras. Os virus são mais pequenos que as bactérias e necessitam de um hóspede vivo; como os seres humanos, as plantas ou animais, para multiplicar-se. Do contrario, não podem sobreviver. Quando um virus invade um corpo, “corre” direto para as células e assume o funcionamento da estrutura celular.

  • Algunas enfermedades causadas por virus: varicela, AIDS, resfriados comuns, e outros. Muitas vezes é difícil saber se é bacteria ou virus a causadora dos síntomas, por isso um bom diagnóstico é fundamental.