Carlos Mosquera

 

A terapia da autoestima

“Com base num princípio budista, psicólogos começam a aplicar uma técnica orientada pela idéia de que ser gentil consigo mesmo pode aumentar a resiliência, que se traduz na capacidade de enfrentar dificuldades de forma saudável, sem sucumbir a elas. Na prática, o desenvolvimento da compaixão por si mesmo diminui as consequências nocivas do estresse e melhora a qualidade dos relacionamentos” (Revista Mente e Cérebro deste mês)

E aí, vamos de compaixão?

[Leia mais]

Apenas uma experiência

Difícil não misturar pesquisa com as emoções dos participantes, tento, juro, mas é difícil. Minha sorte é que os doutores da ética não acompanham as minhas confidências neste espaço, devem estar lendo artigos científicos.

Hoje de tarde na esperança de “investigar” (pesquisa qualitativa) a vida de uma sra. de 90 anos, com problemas visuais, fui “atropelado” pela lucidez e elegância da participante. Como adoro uma prosa, ela me envolveu de um jeito que, a entrevista ficou em segundo plano.

A opinião da sra. de 90 anos … [Leia mais]

Os novos moradores

Quem leu “Arroz de Palma” não pode perder o novo romance de Francisco Azevedo “Os novos moradores”, contagiante e fascinante quanto o primeiro. Entre os dois livros, Azevedo publica “Doce Gabito”- uma história cativante sobre a vida de uma prostituta.

“Passei o dia todo à tua espera, mas a campainha da porta não tocou. Nem o telefone. O abraço não veio, o beijo não veio. Por isso, o vinho fechado, os copos vazios na mesa. E o brinde calado. Ao nada.” … [Leia mais]

Qual é o meu currículo?

Só este ano me pediram três vezes o meu currículo (para ministrar cursos). O modelo sempre é o mesmo, reduzido, simplificado e com foto. O que “eles” precisam ler? Dr, mestre, especialista, prof. universitário etecétara.

Pois bem, continuo indignado, alarmado, puto, que vale apresentar um currículo deste jeito se o melhor que tenho foi o que aprendi com a vida, sem as titulações. Para que me serve os títulos? Para assumir as aulas!

Quando será que alguém vai querer que eu fale sobre o que aprendi com a vida?[Leia mais]

Ainda o Alzheimer

A moda agora para a prevenção do Mal de Alzheimer é o açafrão (cúrcuma), por onde passo os olhos lá está o tal do açafrão. Mas é difícil explicar para alguns que esta doença ainda é desconhecida e por isso, não há formas efetivas de prevenção.

Recentemente as notícias sobre a área de investigação do Alzheimer animam qualquer cidadão que viu os pais morrerem com esta doença. Vamos lá: os cientistas identificaram nas famílias que portavam o principal fator de risco genético do Alzheimer, o alelo E4, … [Leia mais]